Dossiê de Linguagem Neutra e Inclusiva

[DIVERSITY BBOX].Jobs

Revista Eletrônica [SSEX BBOX]

Mostra Internacional Drag King Queer

Previous slide
Next slide

EMBAIXADORIES

ERIKA HILTON

(ELA/ SHE/ ELLA)

Erika Hilton é Deputada Federal e foi a primeira mulher negra e tranvestigênere a ocupar uma cadeira no legislativo municipal paulistano, sendo a mulher mais bem votada do Psol nas eleições de 2020, com mais de 50 mil votos. Na câmara municipal, ela é presidenta da Comissão de Direitos Humanos e também da CPI da violência contra pessoas trans. Ativista pelas causas LGBTQIA+, antirracista e feminista, em 2021 entrou para a lista das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo, sendo a única política brasileira na lista deste ano. Foi eleita como uma das 20 líderes da nova geração pela revista TIME e uma das cinco ativistas premiadas pela luta na defesa da comunidade LGBTQIA+ pelo MTV European Music Awards.

Carolina Iara

(ELA/ SHE/ ELLA)

[CoVereadora de São Paulo] Mulher intersexo, travesti, negra e vive com HIV. É CoVereadora de São Paulo pela Bancada Feminista do PSOL, sendo uma das 30 parlamentares trans eleitas em 2020. Antes, ela dedicou dez anos ao serviço público municipal, na saúde pública. Também é mestranda em Ciências Humanas e Sociais na UFABC, escritora e poeta.

MARCIA ROCHA

(ELA/ SHE/ ELLA)

Empresária, advogada integrante da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/SP, pós graduada em Educação Sexual, com assento no comitê de Direitos Sexuais da World Association for Sexual Health, coordenadora do projeto Transempregos.

NATHALIA ARCURI

(ELA/ SHE/ ELLA)

Empresária, autora, professora de planejamento financeiro pessoal, comunicadora, estudiosa da economia comportamental, tradutora e intérprete de economês. É uma especialista em finanças, apresentadora e jornalista e fundadora da Me Poupe! – maior plataforma de entretenimento financeiro do mundo.

PAUL OAKLEY STOVALL

(ELE/ HE/ ÉL)

Stovall é um artista e ativista residente em Chicago. Ele está atualmente interpretando George Washington na primeira turnê nacional de Hamilton: An American Musical de Lin Manuel-Miranda. Fora do entretenimento, Stovall atuou como assessor de imprensa do presidente Obama e, posteriormente, atuou como coordenador de logística de mídia e chefe de equipe avançada da primeira-dama Michelle Obama, representando o governo Obama em todo o país e no exterior na Suécia, Turquia, Kosovo, Coreia do Sul , Canadá, Egito, África do Sul, Gana, Ucrânia, Dinamarca, Chile e Reino Unido, entre outros.

JULIANO DIP

(ELE/ HE/ ÉL)

Jornalista e ator com 20 anos de profissão, Juliano Dip é repórter do Jornal da Band e apresentador do Toda Gente, o podcast da Band sobre diversidade. Em 2021 durante sua ancoram no BandnewsTV falou abertamente sobre sua sexualidade. Gay assumido, também apresentou o programa CBN Mix Brasil, na rádio CBN, onde trabalhou como repórter apresentador durante sete anos. Acumula passagens pelo SBT, TV Globo e Radio Vaticano. Além de mais de 15 espetáculos teatrais.

Fábio Marx

(ILE/ THEY/ ELLE)

Fábio Marx, 28 anos, natural de Cuiabá-MT, Designer d e Interiores formado pela UniCuritiba. Multifacetado, sempre se relacionou com seu lado artístico através do design, teatro, cinema e da literatura. Em 2021, Fábio resolveu unir sua veia criativa que circula pelo design e comunicação de modo a gerar debates que impactam o mundo digital. Assim, surgiu sua primeira personagem Sheyla Christina. Shey, para os íntimos, é uma arquiteta da alta sociedade que se intitula como Coach, Influencer e apresentadora trazendo com humor ácido questões sociais e trivalidades do cotidiano que (quase) ninguém te conta. Em pouco tempo a personagem icônica dominou a timeline e se tornou a queridinha de Adam Mosseri, CEO do Instagram, que a apelidou de Rainha do Reels.

Dante Olivier

(ELE/ HE/ ÉL)

Dante Olivier é comunicador, ator, dançarino, multi-artista e produtor de conteúdo pra internet. Já esteve no elenco de produções para cinema e televisão, incluindo a série Chão de Estrelas, criada e dirigida por Hilton Lacerda. Tem seu proprio podcast, o Coisas Quaisqueres, onde discute diversos assuntos que permeiam as questões da sexualidade, do ser LGBTQIAP+ e existenciais da vida.

SEMEADORIES

PRI BERTUCCI

(ILE/ THEY/ ELLE)

Identifica-se como pós-ativista e artista social, educadore e pesquisadore da área de diversidade a pelo menos duas  décadas, se reconhece como pessoa não branca, não cis, não binária. É CEO da [DIVERSITY BBOX] consultoria; é o fundador do Instituto [SSEX BBOX], projeto pioneiro no tema de justiça social desde 2009. Cocriadore do “Sistema Ile” mais conhecido como linguagem neutra na língua portuguesa. Idealizadore e produtore executivo da Marcha do Orgulho Trans de São Paulo. Usa suas habilidades criativas de arte multimídia, para trabalhar com pessoas e organizações em suas comunidades, trazer novas maneiras de pensar, ser, e de propor desafios sociais ao mundo. Pri inovou ainda mais em 2023 quando criou o primeiro tradutor de linguagem neutra e a primeira AI não binária do mundo.

VAN MARCELINO

(ILE/ THEY/ ELLE)

Não binárie e Queer. Artista Visual com especialização em Editorial e Infografia pelo Istituto Europeo di Design – IED. Diretore dos projetos, do Instituto [SSEX BBOX] e Diretorie de produção da Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo e da Feira Trans de empreendedorismo, inovação e empregabilidade. Trabalho nos últimos anos na [DIVERSITY BBOX ] consultoria, na Conferência Internacional [SSEX BBOX], Pride Lab [DIVERSITY BBOX], e Trans Tec Brasil. Produziu exposições nacionais e internacionais desde 2011. Idealizadorie e realizadorie do festival da “MOSTRA INTERNACIONAL DRAG KING QUEER” e do personagem “Drag King Queer”, Cidão Furacão”.

Filipa Brunelli

(ELA/ SHE/ ELLA)

Filipa Brunelli, ex-gestora de políticas LGBTQIA+, graduanda em Sociologia, primeira vereadora travesti eleita em Araraquara e região centro leste do estado de São Paulo.

JOÃO GABRIEL

(ELE/ HE/ ÉL)

Humorista, roteirista, ator, amante das minas, nordestino e fofoqueiro. Essas são algumas características que descrevem o jovem de 28 anos, que despontou pelo país com seu show de Stand Up Comedy. Radicado em São Paulo, mas foi em sua terra natal, Aracaju (SE), que João Gabriel foi pioneiro na categoria, sendo o primeiro humorista trans nordestino a se apresentar no formato Stand UP. João Gabriel vem desde 2011 se apresentando pelo Brasil e protagonizou com Whindersson Nunes a série “Lascados e Pelados ” (parodia à serie Largados e Pelados do Discovery Channel)

A ZIGLA MARTINS

(ILE/ THEY/ ELLE)

A Zigla Martins é cineasta, artista visual e escritore que reside em São Paulo. Identifica-se como uma pessoa trans não binare de genêro fluido. Tem mestrado em Artes Visuais na linha de Processo Criativo e Poéticas do Cotidiano (PPGAVI UFPEL) e formação em Roteiro, Direção Cinenatográfica, Fotográfica e de Arte pela Academia Internacional de Cinema. Além disso tem formação acadêmica em escrita literária autoficcional e arte transmídia. A Zigla assina em seu repertório curtas-metragens e videortes ficcionais e filmes publicitários. Atuou como Assistente de Direção no filme publicitário “Feira e Marcha Trans 2023”. O seu trabalho autoral é focado em produções de estéticas pop, fantástica, futurista e com protagonismos LGBTQIAPN+.

Diogo Marques

(ELE/ HE/ ÉL)

Com experiência em direção e montagem, Diogo traz uma pegada musical e rítmica ao seu trabalho. Atuou em diversos projetos, incluindo programas de TV, fashion films, clipes, curtas-metragens, documentários e filmes para marcas como Iódice, Santander, Arezzo e Sulamerica. Se inspira na ficção e na realidade para criar imagens e sons expressivos.

HIGOR

(ELE/ HE/ ÉL)

23 anos, homem trans, preto, deficiente físico e visual, periférico do grande ABC, reside em Diadema, desde que nasceu sofreu e aprendeu na pele o que é não ser visto. Formado em técnico de informática Empresarial. Tímido e apaixonado por futebol, informática e principalmente games.

ALLINE EUBANK

(ELA/ SHE/ ELLA)

Mulher trans, empresária e CEO do TransEmAção. Formada em maquiagem profissional, pelo Instituto Paula Souza (2004). Participou do programa TRANSCIDADANIA (criada em 2015, voltada para a elevação educacional, cidadania e direitos humanos para homens e mulheres trans e travestis). Atualmente trabalha com produção de eventos, com uma equipe totalmente experiente e profissional, formada exclusivamente por pessoas trans e travestis. Desde 2016, vem trabalhando com [ SSEX BBOX ], onde teve a oportunidade de crescer tanto como pessoa quanto profissional. Dentre os trabalhos que fizeram juntes, estão, as conferências internacionais [SSEX BBOX], Festival Mix, Livres & Iguais (ONU), e a Marcha Do Orgulho Trans Da Cidade De São Paulo. Há menos de um ano fui desafiada a fazer seu DRAG KING QUEER, pela Mostra Internacional Drag King Queer, junte ao Cidão Furacão, onde as questões pautadas eram sobre masculinidade tóxicas, papel e expressão de gênero, dando nascimento ao meu drag king queer, Cléber Pantanal (Clebão).

DANI VILLAR

(ELA/ SHE/ ELLA)

Jornalista e Fotógrafa. Mulher cis, pansexual e mãe de gente, gato e cachorro, jornalista e fotógrafa vivendo entre o RS e o RN.

JÉSSYCA FERREIRA

(ELA/ SHE/ ELLA)

Comunicação de mídia. Mulher cis, pansexual e mãe solo. Criada no nordeste e publicitária há 7 anos.

RAQUEL TEODÓSIO

(ELA/ SHE/ ELLA)

Raquel Teodósio 39 anos Travesti natural de Pernambuco. Graduada em Recursos humanos com pós em Psicologia Organizacional. Atua no mercado como Headhunter especializada em recrutamento e seleção. Palestrante; Navegadora de pares através do projeto Manas por Manas para pessoas Trans; Educadora socioeducativa para crianças adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade.

VITOR BIAZOTTO

(ELE/ HE/ ÉL)

Vitor Biazotto, homem trans, 31 anos. Aquarianjo e um cara que eu sempre quis ser! Já trabalhou com tudo, desde revista porno (como fotógrafo), chef de cozinha até ambulante de carnaval. Sou tipo Severino. Foi publicitário e atualmente comediante de standup, mas para ganhar dinheiro é empreendedor e dono da sua própria empresa.

JÚNIOR LIMA

(ELE/ HE/ ÉL)

Homem trans, tem 25 anos, faz parte do time MBB – Meninos Bons de Bola, mora na região do ABCD em Diadema e é barbeiro.

GABRIELA MARCELINO

(ELA/ SHE/ ELLA)

Mulher cis, preta, periférica da zona sudoeste, reside em cotia, aprendeu desde cedo a empreender, dona de loja on-line de vestuário. Formada em Assistente de Administração no SENAI e cursando Serviço Social na universidade paulista (UNIP). Criativa e estilosa adora saber sobre as tendências e o que está por dentro da moda e engaja o empoderamento feminino.

THIPHANY LOPES

(ELA/ SHE/ ELLA)

Thiphany Lopes 29 anos Mulher Trans Preta moradora da Zona Leste periférica de SP. Ativista nas causas LGBTQIAP+.Trabalhadora da área da Saúde. Agente de prevenção e saúde no CTA Guaianazes. CTA: Centro de testagem e aconselhamento. Navegadora de pares na pesquisa Manas por Manas que tem o foco na prevenção e autocuidado entre travestis e mulheres trans. Educadora popular, pelo Emancipa, que luta desigualdades econômicas, o racismo, o machismo, a LGBTQIA+fobia, em defesa do meio ambiente e da saúde pública! Recepcionistas, atriz, modelo e digital influencer.

EDNA ARAUJO SANTOS

(ELA/ SHE/ ELLA)

Bahiana, 45 anos, travestir(trans), da comunidade Canaã da periferia da Zona Sul de SP. Camdomblecista. Já trabalhou de agente de prevenção e operadora de caixa pelo “transcidadania” e hoje no “manas por manas”. Sempre trabalhando com população trans, tanto nas ruas quanto na inclusão no mercado de trabalho e na religião de matriz africana onde somos excluídas.

BEATRIZ DUBIELLA CABRAL

(ELA/ SHE/ ELLA)

Natural de Santa Catarina, 24 anos. Produtora Audiovisual certificada pela Academia Internacional de Cinema (AIC). Desde pequena envolvida com arte. Formada em Direito pela Universidade Regional de Blumenau, atualmente cursando Direção Cinematográfica, também na AIC. Fez parte da equipe de produção da campanha publicitária para a Feira e Marcha Trans de 2023.

Marcella Fernandes

(ELA/ SHE/ ELLA)

Marcella Fernandes, mulher trans, tem 51 anos. Nascida em João pessoa – PB. Atualmente trabalho como doméstica. Adora passear nas horas vagas, ir à missa e ficar no seu lar.

Mikaella Reis

(ELA/ SHE/ ELLA)

Mikaella Reis, natural de Belém do Pará, afroindígena, estudante de enfermagem, atua como auxiliar de pesquisa do projeto Manas Por Manas em parceria com a Universidade da Califórnia. Educadora de Pares da Coordenadoria Municipal de Combate a HIV/Aids de SP. É atleta da equipe AngelsVolley o maior coletivo esportivo LGBTQIA+ do Mundo. Atua como professora voluntária do Projeto Transconvida que ajuda pessoas trans e travestis a ingressar no mercado formal de trabalho. Palestrante de diversidade, visibilidade trans e ISTs.

Philipe Andrade

(ELE/ HE/ ÉL)

Nascido em Taubaté, Philipe Andrade é formado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Trabalhou na área de recursos humanos na multinacional Jacobs Douwe Egberts (JDE) e na companhia brasileira V.tal. Atualmente, cursa audiovisual pela Academia Internacional de Cinema (AIC). Com experiência em direção de arte e assistência de direção, atuou com curta-metragens, projetos conceituais artísticos e video-clipes. Além disso, fez assistência geral na filmagem da campanha publicitária para a Feira e Marcha Trans 2023.

Juliana Vedovato

(ELA/ SHE/ ELLA)

Formada em Comunicação Social e Artes Cênicas. É produtora cultural há mais de 20 anos. Trouxe para o Brasil a obra de autores como o prêmio Nobel de lliteratura Harold Pinter (“Celebração”, último texto de teatro inédito do autor no Brasil – 2009) e Moira Buffini (“O Jantar”, primeiro texto da autora a ser montado no Brasil – 2013). Dramaturga e roteirista de diversos filmes. Ao longo da carreira trabalhou como Executiva de Desenvolvimento e Doctoring de diversos projetos audiovisuais. Desde 2019, é contratada da Primo Content Brasil (PBA Cinema) onde atua como Head de Entretenimento no Brasil.

Leandro Vaz

(ELE/ HE/ ÉL)

Trabalhador do audiovisual em geral, freelancer desde 2012. Leandro Vaz é técnico cinematográfico, assistente de câmera, fotógrafo e cinegrafista. Já atuou em grandes publicidades, longas, clipes, programas de tv, séries, etc. Em 2020 foi fotógrafo na campanha de Boulos a prefeitura de SP. Atualmente está produzindo o documentário ‘Caravana das Periferias’ em parceria com o ministério das cidades. Fez parte da equipe de fotografia da campanha publicitária para Conferência, Feira e Marcha Trans de 2023.

Conrado Roel

(ELE/ HE/ ÉL)

Conrado Roel é diretor e diretor de fotografia. Co-dirigiu a campanha publicitária para a Feira e Marcha Trans de 2023. Começou realizando documentários ainda no início dos anos 2000, para editais públicos como o DocTv. Por nove anos trabalhou na teledramaturgia dos estúdios Globo, participando da direção de fotografia de diversas obras, com destaque para as séries Desalma (2a temporada – 2021) e Filhos da Pátria (2a temporada – 2019), as novelas Éramos Seis (2019) e O Outro Lado do Paraíso (2018) e o humorístico Zorra (2020). Tem um longa em fase de finalização, sobre as memórias de um fotojornalista que desenvolveu alzheimer. Atua também como fotógrafo still, produtor e roteirista – a escrita de roteiro foi, inclusive, foco de seu mestrado.

Acauã Fonseca

(ELE/ HE/ ÉL)

Acauã Fonseca, é formado em Publicidade na Universidade Metodista e pós graduado em Criação Audiovisual no Senac, trabalha desde 2007 como fotógrafo, em 2011 fundou a produtora Onze Filmes, no qual atuou como produtor e diretor. Atualmente é sócio da Combo Films, atual no mercado publicitário e de cinema como Diretor de Fotografia e também como piloto de drone, num total de mais de 15 anos de experiência no mercado. Fez parte da equipe de fotografia da campanha publicitária para Conferência, Feira e Marcha Trans de 2023.

Verona Yuki

(ELA/ SHE/ ELLA)

Verona é uma travesti baiana de 28 anos, morando em São Paulo a pouco mais de um ano. Começou sua trajetória profissional nas artes cênicas, aos 6. Atuou em diversos filmes e integrou a companhia de teatro Novos Novos. Já participou de diversos festivais importantes pelo mundo, como “Edinburgh Fringe Festival”, “Re:Locations Festival” “Festspillene” e “CPH Stage”. Formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, trabalhou no audiovisual desde 2016, com experiência desde montagem e edição até produção, direção de arte e direção criativa. Recentemente realizou um sonho antigo de estudar programação fazendo a piscina da 42 SP, na qual se saiu muito bem e se tornou “cadete” dessa instituição. Entrou em processo de migração de área e está se aprofundando cada vez mais no universo tech, com objetivo de se tornar engenheira de software e artista digital.

Lua Melo

(ELA/ SHE/ ELLA)

Melina López

(ELA/ SHE/ ELLA)

Melina López é gerente de Marketing de Produto e Inclusão no Google, e trabalha internamente contribuindo em espaços de comunidade para pessoas trans, assim como fazendo que os produtos da empresa sejam mais inclusivos para a comunidade trans. É criadora e produtora do podcast Ouça Mais Alto, sobre diversidade na Tecnologia.

LAÍS CARVALHO

(ELA/ SHE/ ELLA)

Laís é uma profissional multifacetada e ativista pelos direitos LGBTQIA+. Estudante de Ciências Contábeis e direitos LGBTQIA+, trabalhou durante a maior parte de sua carreira na área de manutenção industrial até a transição para finanças. Em 2018, ela abraçou sua identidade como uma mulher trans e lésbica, desde então ela se tornou apaixonada por seu trabalho dentro da ERG na Dow Quimica, liderando e participando de eventos e ações afirmativas, revisões de políticas locais e internacionais, bem como benchmarks com parceiros e engajamento na comunidade por meio de trabalho voluntário.

Kaique Andrade

(ELE/ HE/ ÉL)

Olá, me chamo Kaique sou um Transmasculino e nesse dia tão especial quero deixar minha contribuição e dizer que estamos juntes nessa, nessa luta somos nós por nós, e eu quero somar com a marcha e com toda nossa comunidade trans, vamos fazer história, vamos mostrar que somos potências e resistências.

CARLOS SOUZA

(ELE/ HE/ ÉL)

Analista de criação e desenvolvedor de sistemas voltados para web. Atua há mais de 14 anos em comunicação visual para o terceiro setor, desenvolve materiais para instituições focadas em esporte, cultura e agora para as causas LGBTQIAP+ através do [SSEX BBOX], super ALIADO!

REDE PARCEIRA

Alexandre Santos

(ELE/ HE/ ÉL)

Trans não binário, faz parte do time Meninos Bons de Bola, licenciando em ciências sociais e pesquisador de questões de gênero e raça.

Ali Marques

(ELE/ HE/ ÉL)

Transmasculino, 24 anos, formado em Matemática Aplicada, trabalha em impacto social como Analista de Dados na Fundação 1Bi. Faz parte do Meninos Bons de Bola.

Andrew Holiver

(ELE/ HE/ ÉL)

Homem trans, Barman, faz parte do time Meninos Bons de Bola.

Arthur Filipe

(ELE/ HE/ ÉL)

Homem trans, faz parte do time Meninos Bons de Bola. Barbeiro/empresário.

Arthur S Aguiar

(ELE/ HE/ ÉL)

Homem trans, faço parte do time Meninos Bons de Bola, graduando em Direito.

Augusto Miguel

(ELE/ HE/ ÉL)

Felipe Gonzaga dos Santos

(ELE/ HE/ ÉL)

Homem trans. Atleta do coletivo Instituto Meninos Bons de Bola, formado em Tec. De logística.

Gabriel Cassiano da Silva

(ELE/ HE/ ÉL)

Homem Trans, 29 anos, faço parte do time Meninos Bons de Bola, bacharelado em Direito.

Guilherme Julio

(ELE/ HE/ ÉL)

Trans, hetero, faz parte do time Meninos Bons de Bola, estudante de educação física e empreendedor

Heitor Jr Appolinario

(ELE/ HE/ ÉL)

Isaac Levy

(ELE/ HE/ ÉL)

Trans, faz parte dos Meninos Bons de Bola, musicista, tatuador e artista visual.

Luccie André

(ILE/ THEY/ ELLE)

Trans não-binário, faz parte do time Meninos Bons de Bola, graduando em Gestão Financeira.

Pedro Eduardo

(ELE/ HE/ ÉL)

homem trans, faz parte do MBB desde a formação em 2016. Atualmente trabalha como bartender, e também fala de pautas sobre pessoas trans no esporte.

Pietro Victor Godê Caldeira

(ELE/ HE/ ÉL)

Homem trans, sou integrante do time Meninos Bons de Bola, formado no curso de auxiliar veterinário.

Tom Batista

(ELE/ HE/ ÉL)

Homem trans, preparador físico do Instituto meninos bons de bola. Personal Trainer (aulas presenciais e on-line) – Professor de Futsal do Carandá Educação.

Victor Lorenzo Asei

(ELA/ SHE/ ELLA)

Trans bissexual, jogador do Meninos Bons de Bola, licenciado em Letras (Port-Ingl). Adora jogar vídeo-games e é louco pela cultura nerd!

Victhor Lima

(ELE/ HE/ ÉL)

Trans H , faz parte do time Meninos Bons de Bola, formação universitária em hotelaria e pós graduado em acessibilidade, diversidade e inclusão

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS