#BANHEIROINCLUSIVO IGUALDADE DE ACESSO A BANHEIROS PÚBLICOS

#BANHEIROINCLUSIVO IGUALDADE DE ACESSO A BANHEIROS PÚBLICOS

Hoje em dia existem inúmeras barreiras e violações sobre o direito de pessoas Trans usarem o banheiro que correspondem ao seu gênero.

Para Pri Bertucci, pessoa trans não binaria, fundadore da Marcha do Orgulho Trans e CEO da [DIVERSITY BBOX] consultoria.   “Cada pessoa deve utilizar o banheiro conforme seu gênero e não conforme o seu corpo/genital. A solução é bastante simples, em teoria: é só incluir uma nova sinalização para que todes possam usar o banheiro que corresponda a quem são, independentemente de estarem fazendo uma transição de gênero. Mas a realidade do preconceito vem do problema que a maioria das pessoas não aprendeu ainda a separar corpo de identidade. O que existe é uma falta de compreensão generalizada sobre as existências Trans, e isso pode complicar as coisas. ”

Quando você tem que ir ao banheiro, você tem que ir!  Seja no trabalho, na escola, em um restaurante, shopping center ou passando por uma estação de metrô, quase todo mundo precisa parar em um banheiro em algum momento, enquanto estiver longe do conforto de casa. Mas essa rotina simples é tudo menos isso para muitas pessoas transgênero binárias ou não binárias, o simples fato de entrar em um banheiro público pode ser uma experiência estressante e assustadora.

Todos os dias pessoas trans são impedidas de usar o banheiro em lugares públicos, ou passam por grande ansiedade e angústia por ficarem horas sem poder ir ao banheiro, segurando a vontade de fazer as necessidades fisiológicas por temer olhares de reprovação, piadas de mal gosto, assédios e até mesmo agressões físicas.

Para exemplificar essa situação grave, corriqueira no cotidiano de pessoas trans, citamos aqui a professora e parceira da [DIVERSITY BBOX] Jaqueline Gomes de Jesus “(…) Aterrorizada pelo medo de ser impedida de usar banheiros públicos e de ser agredida ao ter sua condição de gênero identificada, [a mulher trans] afirma: ‘Já gastei tantas horas evitando banheiros públicos que minha bexiga ficou danificada e meus rins ficaram pressionados. O problema é diário, tenho de pensar em quanto bebi durante o dia, e se encontrarei pessoas que poderão me ajudar’.”

CONHEÇA OS PROJETOS DE LEI

 

OS BANHEIROS DEVEM SER ACESSÍVEIS A TODES! JUNTE-SE A DEZENAS DE EMPRESAS, INSTITUIÇÕES QUE JÁ ADERIRAM À CAMPANHA!

BAIXE SUA PLACA

PARTICIPE DA NOSSA PESQUISA

Outros Artigos

QUER CONHECER MAIS?

NÓS ACREDITAMOS QUE JUNTES PODEMOS FAZER DESSE MUNDO UM MUNDO MELHOR! Nessa jornada cada pessoa está em um estágio diferente de compreensão e por isso

LER MAIS »

QUEER COMO VERBO

QUAL O SIGNIFICADO DE QUEER? Um dos aspectos que me fascina da palavra queer é a sua variedade de significados. Pode ser usada como um

LER MAIS »

GARANTA SEU LUGAR

Diante da realidade em mais um ano de pandemia e pensando na saúde e segurança de todos, todas e todes, vamos realizar a 4a. MARCHA DO ORGULHO TRANS  online. Aproveitando o mês do orgulho LGBTQIAP+ vamos pela primeira vez celebrar o MÊS DO ORGULHO TRANS. Você não pode ficar fora dessa!

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS